English Español Português

Matéria: João-de-Barro

Por: Cristiane Rosa

Já aconteceu em um simples passeio pela calçada deparar-se com uma montanha de entulho e esta atrapalhar sua passagem? Ou ao observar a paisagem, terrenos baldios repletos de lixo e entulho?  Também as caçambas que ocupam as calçadas na frente das obras, além de conter os entulhos, depositam sofás, geladeiras velhas e animais domésticos mortos.

A quantidade de entulho gerada no Brasil é em média 500 kg por habitante, e a cada três casas construídas, uma é jogada literalmente no lixo por conta dos desperdícios absurdos gerados nas obras. Em Caraguatatuba e no Litoral Norte o problema é mais grave, pois existem pouquíssimas áreas adequadas para se jogar o entulho fora.

Esse é um problema que as cidades do Litoral Norte tem enfrentado devido a expansão do processo construtivo e necessita de medidas urgentes, pois muitos desconhecem as normas técnicas, resoluções, legislações e locais corretos para deposição do mesmo, tanto por parte dos habitantes como dos profissionais envolvidos.

Por isso, o IFSP – Campus Caraguatatuba preocupa-se em preparar seus alunos dos cursos de Construção Civil e Edificações como técnicos responsáveis por ações que promovam a gestão sustentável de resíduos sólidos de construção e demolição (RCD), priorizando sempre a redução da geração dos resíduos direto da fonte (canteiro de obra) e elaborando soluções ambientais através de diagnósticos, correta destinação, reuso e reciclagem.