Seguindo uma das propostas de existência da SETECO, a de trazer para área da construção civil as inovações que não são trabalhadas no dia-a-dia dos cursos, foi feita a “Oficina de Tijolo Ecológico” com a participação dos alunos e visitantes interessados.
Como novidade deste ano tivemos também a participação de várias empresas do ramo que montaram pequenos stands, e, neste caso especificamente a VIMAQ nos trouxe uma máquina de fabrico manual de tijolo de solo-cimento.
O tijolo de solo-cimento é considerado ecológico, pois para sua obtenção não existe a “queima” do tijolo, procedimento normal quando se fabrica o tijolo comum, além de se utilizarem do solo (argila e areia) das proximidades da construção.
Com o entusiasmo da novidade, os participantes assistiram a fotos, vídeos, instruções para a mistura dos solos, do cimento, a constituição e o manejo da máquina, e, por último a confecção do tijolo.
Foram discutidos além das vantagens financeiras da obra, também o tempo de cura, assentamento, amarrações, dimensões, finalizando com os prós e contras de sua utilização.
Concluiu-se que sua adoção ainda se deve à falta de divulgação para que ele se torne material de uso corrente como o tijolo comum e seja mais largamente empregado.