Nesse último mês, as chuvas têm castigado as cidades, antes somente grandes municípios viviam esse caos, hoje não precisamos sair do nosso Litoral Norte para sentir na pele o transtorno dos alagamentos.
Os blocos modulares de concreto formam um sistema intertravado de pavimentação, devido ao encaixe de suas peças, além disso, são conhecidos como pavimentos drenantes (pavers), pois são assentadas diretamente sobre a camada de solo e areia, as juntas entre os elementos de concreto permitem o escoamento da água de chuva facilitando assim a drenagem, onde a água não vai em sua totalidade para os bueiros e córregos sendo absorvida pelo solo, por isso essa é uma das soluções alternativas para amenizar as enchentes.
Entre várias vantagens a serem destacadas está à economia, o custo na região é de R$31,00 à R$35,00 /m², o número de peças por m² é 17 a 50 unidades, dependendo do formato, com baixo custo na manutenção, a peça pode ser retirada e recolocada para correção da base do assentamento (areia), não necessita de mão-de-obra especializada para a aplicação. As peças coloridas que eventualmente mancharem não precisa de substituição, pois é só retirar e virar ao contrário reassentando-a. Após a instalação e manutenção o local é logo liberado para o tráfego. Absorvem menos calor quando as peças têm tonalidades mais claras.
Estéticamente é possível criar ambientes diferenciados e únicos, dando efeito de pedra natural, há uma gama de cores, formatos, funcionalidades e espessuras que varia de 6 a 10cm, dependendo de sua aplicação: tráfego leve – ciclovias, calçadas, praças, estacionamentos, garagens, jardins, entre outros – sendo a resistência a compressão em 35 MPa e tráfegos pesados – estradas, pátios de descargas, terminais portuários, postos de gasolina, etc – nesse caso a resistência a compressão chega a 50 MPa.
O cuidado necessário para esse tipo de situação é ter um projeto bem calculado para determinar a espessura dos blocos e principalmente cuidados na execução da sub-base e subleito, importante lembrar que nesse caso é preciso mão-de-obra especializada e a brita ou bica corrida utilizada é substituída por entulho limpo na granulometria correta. Cidades do Litoral, vale a pena investir nessa opção!